Zé Pedro: Assembleia Municipal do Porto aprova voto de pesar

 

6767

O voto de pesar pelo falecimento de Zé Pedro apresentado pelo Bloco de Esquerda foi aprovado por unanimidade na reunião da Assembleia Municipal do Porto desta segunda-feira.  

VOTO DE PESAR

Pelo falecimento de Zé Pedro

José Pedro Amaro dos Santos Reis, conhecido como Zé Pedro, foi músico e um dos fundadores dos Xutos & Pontapés, banda do final dos anos 70, com quase quarenta anos de existência, e um dos ícones do Rock português e “Para Sempre”, como uma das suas músicas, uma referência para várias gerações. Zé Pedro faleceu no dia 30 de novembro com 61 anos.

Zé Pedro foi uma figura marcante e carismática da cultura portuguesa. Contribuiu para furar as barreiras culturais e demonstrou sempre um forte compromisso cívico e social.

Foi autor de algumas músicas, como “N’América”, “Se Me Amas”, “Submissão”, na qual foi vocalista, entre outras como “Não Sou o Único”, música escolhida pelos Xutos & Pontapés para a sua uma última homenagem a Zé Pedro.

Os problemas sociais estiveram representados em várias músicas desta banda, assim como um certo sentido de luta e de solidariedade, caso da música “Ligações Directas” do seu último álbum, sobre os cortes de energia do Bairro do Lagarteiro, no Porto.

Desde o primeiro concerto, ocorrido a 13 de janeiro de 1979 a 4 de novembro de 2017, data do último concerto dos Xutos & Pontapés, no Coliseu de Lisboa, em que Zé Pedro anunciou publicamente o seu estado de saúde, os Xutos & Pontapés difundiram a sua música para lá dos longos caminhos que os levaram de Bragança a Lisboa, tanto a nível nacional, como internacional, arrastando multidões e agregando várias gerações em volta da sua música.

Naquele que foi o seu último concerto, Zé Pedro deixou um obrigado a todos o que gritaram o seu nome e “fizeram com que tivesse força para continuar naquele palco até ao fim”. Deixou ainda um obrigado especial aos Xutos e Pontapés e à sua companheira “por tudo e por tanto”.

Assim, a Assembleia Municipal do Porto, reunida em sessão ordinária no dia 11 de Dezembro de 2017, expressa o seu profundo pesar pela morte do músico português, guitarrista e um dos fundadores da banda de rock portuguesa Xutos & Pontapés, Zé Pedro, e presta homenagem ao músico, aos Xutos & Pontapés, unidos pela música há cerca de 40 anos, à sua família e amigos pela sua perda, respeitando um minuto de silêncio.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s