Mário Moutinho: “Qualquer dia temos repolhos de plástico e sardinhas de silicone para fazerem parte de um cenário tipo mercado e uns jovens figurantes contratados a recibos verdes para fazerem de povo.”

maxresdefault

(Mário Moutinho. Candidato à Junta de Freguesia do Centro Histórico do Porto)

Mário Moutinho é um nome incontornável do teatro e da televisão . Ator conhecido do grande público pela participação inesquecível na série “Os Andrades”, é programador e criador com vasta produção. Com trabalhos em séries para crianças e infanto-juvenis como “Os Amigos de Gaspar”, “Triângulo Jota” ou “Major Alvega”, mas também em longas-metragens como “Viagem Ao Princípio do Mundo” ou “Jaime”. Mas é no teatro que esta figura portuense tem a grande maioria dos seus trabalhos.

É o primeiro candidato do Bloco de Esquerda à Junta de Freguesia de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória (Centro Histórico).

Intervenção do Mário Moutinho na sessão de apresentação da candidatura:

Aqui ao lado, na nossa vizinha Espanha, mais concretamente na Andaluzia, há uma pequena localidade, perto da cidade de Almería, onde nos anos sessenta se realizaram alguns westerns, os chamados filmes de cowboys, que ficariam conhecidos na história do cinema como os Western Spaghetti. Em meados dos anos 70, quando começou a passar a moda deste género de filmes, a localidade ficou praticamente abandonada, mas os cenários lá se mantiveram. Mais tarde, tudo foi transformado num parque temático com shows de saloon, figurantes a fazer de figurões, duelos ao por do sol e cavalos empinados.

Eu não gostaria de ver um dia qualquer a minha cidade, nomeadamente o seu centro histórico, transformada num parque temático. Pode ser que haja quem tenha brilhantes ideias para tal, como criar repolhos de plástico e sardinhas silicone para fazerem parte de um cenário tipo mercado e uns jovens figurantes contratados a recibos verdes para fazerem de povo. Todos nós aqui queremos uma cidade com gente de verdade, uma cidade que não perca a sua identidade.

Isto não quer dizer que sejamos contra o turismo. Bem pelo contrário. Sempre o defendemos por diversas formas e com propostas concretas, como foi, por exemplo, a proposta de criação de um parque de campismo na cidade. Mas tem de haver regras face ao crescimento avassalador do alojamento local, regras que protejam os pequenos comerciantes e os moradores que não querem sair, particularmente os mais idosos que não querem perder os laços de vizinhança que são, tantas vezes, os únicos que têm.

Para além deste assunto, há muitos outros a tratar no centro histórico da cidade, alguns dos quais são comuns a outras áreas e freguesias: o trânsito, o estacionamento, o ruído da chamada movida nocturna, a criação de espaços verdes, o funcionamento democrático das autarquias, a acção social com especial atenção à proximidade com os mais idosos, as actividades de animação cultural que visem a participação das comunidades, os transportes…

É pela necessidade urgente de discutir e apresentar propostas concretas sobre estes assuntos, que aceitei com entusiasmo o desafio que me foi lançado pelos activistas do Bloco de Esquerda: ser candidato à União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.

Muitas das propostas que urge apresentar terão de ser articuladas com a Câmara Municipal, sei bem. Mas aí, haverá uma voz e um voto para a defesa dos valores que definimos como prioritários para a cidade, porque estou convencido que a partir de Outubro, pela primeira vez, o Bloco de Esquerda terá um vereador na Câmara Municipal do Porto: o João Teixeira Lopes.

Deixe um comentário